O poder das cores na comunicação política

Comunicação pessoal 

Todos nós nos comunicamos de várias maneiras; através da nossa postura corporal, através das nossas atitudes perante os diferentes momentos e através da nossa forma de nos expressarmos ao falar.

Os seres humanos usam a linguagem verbal para informar e a linguagem não verbal para comunicar humores e atitudes pessoais em relação a diferentes situações ou eventos. O uso das cores é vital para o marketing político, uma de suas principais ferramentas.

A comunicação política não verbal é aquela que vem através dos sentidos consciente ou inconscientemente.

Nosso corpo fala mais do que imaginamos sobre nossas intenções, sentimentos e personalidade; mesmo quando estamos em silêncio nos comunicamos.

Os gestos não podem ser lidos isoladamente, o contexto e a situação em que estamos influencia: coçar a cabeça pode comunicar o que pensamos ou simplesmente que uma parte dela coça. As expressões faciais, nossa imagem e aparência física falam por todos nós.

 

As cores na comunicação política

No seu partido, com os seus colegas políticos, na internet, na rua, onde quer que esteja, você é uma imagem.

Você consegue imaginar uma boa imagem de marca política, mas sem cores?

Ser consistente com sua marca, consigo mesmo e diante da opinião pública, é uma questão fundamental. A seleção adequada de cores é vital para que uma imagem pessoal seja consistente com o que você deseja projetar. As cores nas embalagens dos produtos comerciais decidem se as pessoas devem ou não comprá-los.

Milhões de reais são investidos em inteligência artificial para ter uma boa embalagem que se destaque da dos concorrentes e que seja aceita pelo comprador. Isso foi feito por centenas de anos.

Os nossos antepassados ​​decoravam as suas grutas com pinturas rupestres onde a cor já aparecia com diferentes tonalidades para cerimônias, atos de guerra ou como símbolo de pertença a uma tribo.

Poucas cores eram usadas (vermelho e preto) porque não havia acesso a toda a gama de cores que temos hoje através da tecnologia, assim decoravam suas cavernas.

 

O significado das cores e seu uso na comunicação política

Vejamos o que cada uma delas representa:

AZUL – Está associado ao controle, autoconfiança, modernidade, positivismo, ambição, determinação, harmonia, progresso, liberdade, frio, saúde, segurança. Celebridades e figuras do entretenimento são muito identificadas com esta cor. Em seu tom marinho torna-se associado à lealdade, sinceridade, paz, sucesso. É a tonalidade masculina por excelência e a mais associada aos partidos conservadores, de direita.

VERMELHO – A representação da emoção, energia, juventude, calor, poder, desejo, liderança, rebelião, sexo, paixão, dinamismo, aventura. É uma cor também muito utilizada em figuras políticas como símbolo de grande formalidade. Em tons mais escuros como o vinho tinto passa também a representar o classicismo, o saber, o poder. Vermelho na política está muito próximo dos partidos progressistas, de esquerda.

ROXO – O representante do não convencional, da distinção, da fantasia, da nostalgia, do romantismo, da afetividade, da empatia, do luxo, do estimulante. Muito associado à política, possui aparições frequentes. É a cor das reivindicações feministas. Por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, se usou tons de roxo. Hillary Clinton, após perder a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016, apareceu com um terno escuro com lapelas roxas e uma blusa no mesmo tom. Recentemente, na posse de Joe Biden, o novo presidente dos EUA, Hillary foi vista novamente usando um vestido da mesma cor. Clinton estava mostrando que era hora de unir republicanos e democratas usando seus dois tons prioritários, vermelho e azul. A mistura destes poderia representar a referida união. No Ocidente é uma cor intimamente associada à religião católica.

ROSA – Sempre associado a conceitos como compromisso, respeito, feminino, incondicionalidade, diversão, o frágil e tímido ao mesmo tempo, é o expoente máximo da sensibilidade. Quantas vezes você já viu aquele laço rosa como sinal de empatia com uma causa social?

VERDE – O representante da natureza, do equilíbrio, do crescimento, da prosperidade, da estabilidade, também se gaba de carregar a bandeira do ético, sereno, calmo, um recomeço e com certos matizes de generosidade.

LARANJA – Um olhar sinônimo de tranquilidade e serenidade, centro, entusiasmo, criatividade, sucesso, vitalidade, simpatia, inovação. Outros atributos como diversão também estão associados à cor laranja, assim como felicidade, acessibilidade e otimismo. A cor da mudança e da cumplicidade, do centro.

AMARELO – Se uma cor chama a atenção, sem dúvida é o amarelo. Representa alegria e clareza, mesmo sendo uma cor que cansa os olhos. O amarelo está associado à sensação de fome, bondade. Significa inteligência e bom humor. Um pigmento que está associado a grande parte dos partidos políticos liberal-democráticos.

BRANCO – Como você já sabe, o branco é uma cor acromática, se opõe ao preto. Uma cor que causa um impacto impressionante na mente humana. Permite muita flexibilidade para as outras cores combinadas com ele. Representa a pureza, a limpeza, o ingênuo, a paz. Embora cada vez mais as noivas optem por uma grande variedade de tons, até poucos anos atrás o branco predominava nos momentos da cerimônia. É o sinal de elegância, proteção e conforto.

PRETO – Embora habitualmente associemos esta cor ao aterrador, à noite, ao mal, à mentira, à crueldade, ao luto e à morte, também é verdade que é uma das cores que melhor se associa a outras. É um expoente de elegância, seriedade, mistério, domínio, absoluto, força. Gera segurança, distinção, sobriedade, formalidade e exclusividade.

 

Conclusão

Os pigmentos mostram atributos ou sensações na mente de quem os recebe, mas isso depende muito de outros condicionantes como o momento, o local, a combinação de várias tonalidades. Não existe uma resposta universal para cada uma das emoções que são percebidas com cores.

Na política atual, as marcas têm sido associadas quase naturalmente a cada cor. O azul do partido conservador e o vermelho do social-democrata são usados em muitos países europeus.

Curiosamente, nos Estados Unidos ocorre o contrário, conservadores e republicanos se identificam mais com o tom vermelho. Em troca, os democratas optaram mais pelas faixas azuis.

A comunicação e o neuromarketing político têm muitos companheiros de viagem, as cores e seu uso adequado são, sem dúvida, alguns deles.

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